segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Jornalismo e redes sociais


Uma das discussões mais frequentes hoje no Jornalismo é o debate sobre como as redes sociais podem contribuir e atuar junto aos veículos jornalísticos.Muito se fala sobre a relação dessas redes na produção de informações noticiosas que podem colaborar com a notícia para a sociedade e que além de informar contam com a participação direta dos internautas.

Sites de redes sociais também oferecem um retorno para os jornalistas, uma matéria bem feita por exemplo pode gerar comentários,discussões e ser debatida dentre os variados grupos sociais como twitter e blogs por exemplo, de forma a ampliar seu impacto,o mesmo pode acontecer com uma matéria mal feita que pode ser rapidamente ridicularizada, criticada e desmentida pelos sites sociais,observar como se fala e o que se fala é essencial nas redes sociais, pois há sempre alguém conectado e pronto para divulgar tal informação.

O que mais me chama a atenção é o descaso com as notícias locais, de cidades interioranas que são na maioria das vezes as piores, mais difíceis de serem encontradas e muito superficiais,por isso quanto mais conectadas as pessoas estão, mais são amplos os canais de informações e maior sua capacidade de receber informações relevantes e essenciais para estarem por dentro de tudo o que está acontecendo em sua cidade e em todo o mundo.

Um comentário:

  1. Sou suspeito para falar sobre redes sociais, faço parte de mais de uma dezena deles. Quanto ao jornalismo, para mim rede social não é jornalistico, mas serve de auxílio ao jornalista, como pauta e fonte.

    ResponderExcluir